Tratamentos
A periodontologia concerne a prevenção, diagnóstico e tratamento da doença periodontal bem como a colocação de implantes dentários.
Os periodontologistas estão familiarizados com as técnicas mais recentes para diagnosticar e tratar a doença periodontal e também são treinados para realizar procedimentos de cirurgia estética periodontal.
Os periodontologistas tratam casos periodontais problemáticos, como aqueles com doença gengival grave ou um histórico médico complexo. A periodontologia oferece uma ampla gama de tratamentos, como raspagem e alisamento radicular (no qual a superfície infectada da raiz é limpa) ou desbridamento da superfície radicular (no qual o tecido danificado é removido).
Também podem tratar pacientes com problemas gengivais graves usando uma ampla variedade de procedimentos cirúrgicos. Além disso, cabe à periodontologia a colocação, manutenção e reparo de implantes dentários.
Durante a primeira visita, o periodontologista geralmente analisa o histórico médico e odontológico completo do paciente.
É extremamente importante para o periodontologista saber se algum medicamento está a ser tomado ou se o paciente está a ser tratado para alguma condição que possa afetar o estado periodontal, como doenças cardíacas, diabetes ou gravidez.
O periodontologista examina as gengivas, verifica se há alguma recessão da linha gengival, avalia como os dentes se encaixam ao morder e verifica os dentes para ver se algum está solto.
O periodontologista utiliza um pequeno instrumento de medição chamado sonda, colocando-o entre os dentes e gengivas para determinar a profundidade desses espaços, conhecidos como bolsas periodontais para avaliar a saúde das gengivas. Raios-X também podem ser feitos para observar a quantidade e qualidade do osso abaixo da linha da gengiva.
Os exames regulares são muito importantes para acompanhar o estado atual da sua doença e qualquer progressão da doença ao longo do tempo. Trabalharemos consigo para criar um cronograma de manutenção, dependendo de quão avançada a sua doença periodontal está no momento.
Com base em muitos fatores variáveis, como a sua saúde geral, a gravidade da perda óssea e fatores de risco como tabagismo e genética, o seu periodontologista ajustará constantemente o seu tratamento para que sua doença periodontal não progrida mais. Pode ser recomendável fazer exames a cada seis meses para doença periodontal leve, ou a cada poucos meses para estágios mais avançados.
Existem várias consequências negativas que decorrem da perda de alguns ou todos os dentes.
Em primeiro lugar, a falta de dentes afeta a estética de seu rosto. O seu sorriso vê-se afetado pela falta de dentes, mas, aquando da perda de vários elementos dentários, a pele ao redor da sua boca deixa de ser sustentada corretamente, contribuindo para que pareça mais velho do que é.
Além disso, a falta de dentes torna mais difícil mastigar os alimentos adequadamente e pode até afetar a maneira como fala.
Finalmente, perder dentes pode ter consequências emocionais; muitas pessoas sentem-se menos confiantes em relação ao sorriso quando têm perdas dentárias. Se atualmente lhe falta algum dos seus dentes, considere substituí-los por implantes dentários, que lhe devolvem a aparência e a sensação de dentes naturais.
Sim, claro que podemos aprimorar o seu sorriso. É uma boa ideia discutir suas opções connosco primeiro. Podemos explicar-lhe qual melhor forma de criar o sorriso que deseja, bem como responder a quaisquer perguntas que possa ter.
Por exemplo, um procedimento que pode remover o excesso de tecido gengival em vários dentes denomina-se gengivectomia. Depois do excesso de tecido gengival ser removido, a linha gengival é remodelada para criar a proporção certa entre o tecido gengival e a superfície do dente. Várias àreas da medicina dentária podem trabalhar juntas para coordenar tratamentos adicionais, como facetas ou coroas. O seu dentista recomendará o melhor procedimento para melhorar seu sorriso.