Tratamentos
A higiene oral é um pilar da saúde dentária. Por ser tão importante e um gesto quotidiano, recebemos frequentemente dúvidas dos nosso pacientes.
Aqui partilhamos algumas delas bem como as respectivas respostas.
Compre escovas de dente com cerdas macias. As médias e duras podem levar à recessão gengival. Use uma pressão suave, por 2 minutos, duas vezes ao dia.
Tanto as escovas de dentes motorizadas quanto as manuais limpam bem os dentes. Escovas manuais com alturas de cerdas mistas ou cerdas angulares limpam melhor do que aquelas com cerdas planas e uniformes.
Escovas de dentes elétricas podem ser mais fáceis de utilizar se tiver dificuldades motoras.
Substitua a sua escova de dentes a cada 3-4 meses, ou mais cedo, se as cerdas parecem tortas ou espalhadas (pode um sinal de que escova com muita força.)
A maioria das pastas de dentes elimina o crescimento de bactérias e ácidos dos alimentos e bebidas. As pastas de dentes que contêm flúor, fortalecem e protegem os dentes.
Não há como evitar a necessidade de contornar os dentes diariamente com o fio dentário. Este remove os alimentos e a placa bacteriana entre os dentes e sob a linha da gengiva. Sem a sua acção, a placa bacteriana endurece e transforma-se em tártaro. Com o tempo, as gengivas retraem-se e os dentes adquirem mobilidade.
Os fios dentários com ou sem cera são igualmente eficazes. O uso de fita dentária pode ser mais confortável, na medida em que permite um melhor deslizamento entre os dentes.
Os elixires para proteção da cavidade oral, redução da sensibilidade, e promoção de hálito fresco podem ajudar na promoção de uma óptima higiene oral, quando utilizados em conjunto com uma escovagem regular e uso do fio dentário – mas não em substituição destas últimas medidas. O seu dentista pode recomendar-lhe o tipo de elixir mais adequado à sua situação.
Muitas pessoas beneficiam da utilização de colutórios duas vezes ao dia como medida de promoção da saúde das suas gengivas. Situações existem onde colutórios sem álcool são os mais indicados.
As crianças com menos de 6 anos não devem usar colutório para assim ser eliminada qualquer hipótese de deglutição.
Visite um dentista se tiver algum desses problemas:
Os exames regulares ajudam a detectar problemas precocemente, evitando desta forma tratamentos maiores e mais caros posteriormente.
Você deve fazer um exame a cada 6 meses, ou mais frequentemente, se seu dentista recomendar.
A radiologia é uma área médica amplamente estudada que estabelece com clareza limites na sua aplicação com vista à sua segurança. De uma forma geral, um paciente deve ser submetido à menor quantidade de radiação possível sem comprometer o aporte de informação necessário a um adequado diagnóstico ou tratamento.
Os muito significativos recentes avanços na tecnologia radiológica trouxeram uma radiologia digital emissora de uma quantidade de radiação que representa uma muito pequena porção daquela utilizada no passado.
Os selantes protegem contra cáries que se podem formar em pequenos orifícios naturais e fissuras na superfície dos dentes.
Crianças de 6 a 12 anos podem beneficiar de selantes nas superfícies de mastigação de seus dentes posteriores, ou molares.