Tratamentos
De acordo com a American Dental Association, existem atualmente doze especialidades dentárias reconhecidas pela Comissão Nacional de Reconhecimento de Especialidades dentárias e Conselhos Certificadores. A especialidade que se foca em doenças dentro e ao redor da boca é chamada de patologia oral.
Vamos informá-lo acerca do que os patologistas orais fazem e falar sobre quatro das muitas doenças em que esses profissionais da medicina dentária se debruçam, para que possam fornecer o melhor tratamento possível para ajudar a manter o sorriso das pessoas.
Patologia oral é o estudo, diagnóstico e tratamento de doenças nos dentes, gengivas, ossos, articulações, glândulas, pele e músculos ao redor da boca.
Quatro doenças comuns que os patologistas orais diagnosticam e tratam nos seus pacientes incluem:
Se tem bolhas de febre ou feridas na boca, você pode ter o vírus herpes simplex tipo 1 (HSV-1). É altamente contagioso e tão comum que se estima que 3,7 bilhões de pessoas com menos de 50 anos (67%) tenham infecção por HSV-1 em todo o mundo.
Este vírus pode ser transmitido através da saliva ao compartilhar utensílios, bebidas, protetor labial ou beijos. Ele pode disseminar-se através do contato pele com pele, e você não necessita estar sintomático para o disseminar.
Os sintomas do HSV-1 tendem a ser mais perceptíveis quando é contraído pela primeira vez e incluem:
A maioria das pessoas contrai o HSV-1 quando é criança, podendo, no entanto, contraí-lo em qualquer idade. Não há tratamento para o HSV-1, sendo que feridas tendem a desaparecer espontaneamente.
Se contraiu HSV-1 e apresenta um nível de sensibilidade que o preocupa, fale com o seu médico dentista no sentido de obter recomendações acerca de um creme ou medicamento antiviral que alivie o seu desconforto.
A candidíase oral é um crescimento excessivo de fungos que pode causar inchaços vermelhos e manchas brancas dentro da boca. O tratamento inclui a resolução do problema de saúde que o causou, bem como o uso de medicamentos antifúngicos. Você tem um risco aumentado de infecção por candidíase oral se tiver:
De acordo com os Centros de Controle de Doenças (CDC), candidíase oral é a infecção fúngica mais comum que existe, e outros sintomas que podem ocorrer além das manchas vermelhas podem incluir:
Esta última condição faz com que pareça que está a crescer cabelo preto na língua. O que realmente acontece é que as células mortas da pele se acumulam nas papilas (pequenas saliências formadas por células da membrana mucosa que compõem a superfície da língua), e isso torna-as mais longas do que o comprimento normal (a maioria das papilas tem cerca de 1 milímetro de comprimento, de acordo com a Academia Americana de Medicina Oral).
Essas papilas longas são mais facilmente manchadas por substâncias que você consome, resultando na coloração preta.
As papilas longas também podem causar uma sensação de formigueiro.
A boa notícia é que esta condição é inofensiva e facilmente remediável, desde que eliminados possíveis fatores causantes (como fumar) e praticando uma boa higiene oral.
Entre os factores causantes deste tipo de cancro contam-se o HPV, o tabagismo e consumo excessivo de álcool, portanto, uma parte significativa da dor e do sofrimento destes cancros são evitáveis. Na verdade, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 30-50% de todos os cancros são evitáveis fazendo coisas como:
Se você notar uma ferida ou caroço incomum em qualquer lugar da boca, não espere pela próxima consulta. Visite o seu dentista o mais rápido possível.